Educação Alimentar e Nutricional: Articulação de Saberes
- Por ONutricional
- 25 de abr. de 2018
- 2 min de leitura

Como sabe-se, a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é uma das diretrizes fundamentais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Desta forma, o livro "Educação Alimentar Nutricional: Articulação de Saberes" promove a articulação entre a Nutrição e a Educação, saberes essenciais no processo de execução do PNAE, propondo-se a contribuir para que o nutricionista, como profissional de saúde, seja inserido no universo da Educação, apropriando-se dos conceitos daquela área e enriquecendo sua prática para a alimentação escolar. Assim, é possível contribuir para que o profissional da educação compreenda as razões das escolhas técnicas dos nutricionistas para compor os cardápios escolares, respeitando as necessidades nutricionais dos estudantes e suas particularidades culturais.
O livro está dividido em 4 partes:
1) Referências básicas para ações de educação alimentar e nutricional (EAN):
A primeira parte trata-se de uma discussão sobre três documentos normativos e orientadores acerca das políticas e ações de Educação Alimentar e Nutricional: o Marco de Referência de EAN para as Políticas Públicas, o Guia Alimentar para a População Brasileira e a Estratégia Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade. As finalidades, os princípios e as orientações que esses documentos apresentam sobre EAN são o foco da argumentação.
2) Alimentação e nutrição, EAN e ciências humanas:
A segunda parte do livro traz textos que buscam aproximar o profissional da nutrição de uma discussão histórica e cultural sobre alimentação, que geralmente os cursos de formação inicial não contemplam. Situam-se historicamente práticas de EAN, da década de 1930 aos dias atuais, evidenciando sua fundamentação sociocultural, bem como suas relações com as ideias pedagógicas que marcaram esse período.
3) Educação alimentar e nutricional e dialogicidade:
Já na terceira parte do livro, são discutidas as ideias pedagógicas que influenciaram tanto a educação escolar brasileira como as concepções e práticas de EAN no Brasil. Caracteriza-se cada tendência pedagógica, para em seguida destacar e aprofundar a pedagogia dialógica em seus fundamentos e estraté- gias metodológicas ativas e dialógicas.
4) Educação alimentar e nutricional e articulação de saberes:
Por fim, a última parte trata-se de uma discussão sobre a problemática da separação de saberes, destacando as consequências da falta de diálogo entre saber acadêmico e saber popular e entre campos de conhecimentos acadêmicos. Tomando alimentação e nutrição como tema transversal/gerador, apresentam-se saberes cuja articulação favorece práticas situadas, efetivas, consistentes e duradouras de EAN, especialmente no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
O livro já está disponível na biblioteca virtual da REBRAE (Rede Brasileira de Alimentação Escolar).
Comentários