Micronutrientes (Parte 7): Ferro
- Por ONutricional
- 12 de ago. de 2016
- 2 min de leitura

Por Alexandre R. Lobo
O símbolo ♂ de Marte, o deus grego da guerra, tem sido usado desde a antiguidade para representar o ferro. Naquele tempo, o ferro era usado como medicamento no tratamento de inúmeras condições, incluindo tuberculose, alopecia, gota, dentre outras. Acredita-se que Hipócrates tenha sido o primeiro a utilizar sais de ferro como agente hemostático, prática utilizada até hoje, na forma de solução de Monsel.
Como elemento químico, é um metal de transição localizado no grupo VIIIB da tabela periódica, possui número atômico 26, massa atômica 55,845 e estrutura eletrônica K2 L8 M14 N2. Abundante na crosta terrestre, é um elemento essencial, envolvido no metabolismo de todos os organismos. Apesar disso, não está prontamente disponível para as necessidades biológicas, uma vez que quase todo o ferro é encontrado na forma de complexos insolúveis de óxido de ferro ou de ferro metálico. Do ponto de vista evolutivo, esta condição influenciou os mecanismos celulares de aquisição do ferro do meio ambiente para uma forma biologicamente útil, bem como os meios de utilização de proteínas com ferro em sua composição, encontradas no sangue, e a capacidade de redução do ferro na forma férrica (número de oxidação +3, Fe[III]) para a ferrosa (número de oxidação +2, Fe[II]).
Para saber mais sobre a fisiologia, biologia celular e a importância nutricional do ferro, consulte:
Beutler E. History of iron in medicine. Blood Cells Mol Dis, v.29, p.297-308, 2002.
Sheftel AD, Mason AB, Ponka P. The long history of iron in the universe and in health and disease. Biochim Biophys Acta, v.1820, p.161-187, 2012.
Wood RJ, Alayne WE, Ronnenberg G. Ferro. In: Shills ME, Shike M, Ross AC, Caballero B, Cousins RJ (Eds.) Nutrição Moderna na Saúde e na Doença. 10 ed. Barueri: Manole, 2009, p.267-291.
Na figura, são representados: Marte e Hipocrates.
Commenti