Aprendizagem Social Emocional
- Joralima
- 21 de set. de 2016
- 2 min de leitura

Por Jorge Alves de Lima
Nosso pequeno grupo de leitura chegou ao seu segundo livro: O Foco Triplo. Já faz tempo que terminei o curso de licenciatura, por isso, fiquei bem desacostumado com o tema “educação”, pois criei certo distanciamento do assunto. A verdade é que eu ainda tenho em mente vários textos e várias discussões sobre a complexa relação entre alunado, professorado, família, direção escolar – que, invariavelmente, descambavam para vitimizações de parte a parte e para a enumeração das muitas razões (reais) do insucesso das práticas pedagógicas ou das muitas explicações do fracasso escolar.
Evidentemente, por ser um organismo presente em praticamente todas as sociedades, a escola/educação é um tema de grande abrangência e está ao alcance de todos, quer sejam os cientistas do assunto, quer sejam os operadores (docentes, dirigentes), quer sejam os beneficiários (alunos). Daí que muito pode ser dito, com mais ou menos proficiência – e eu aqui, escrevendo sobre educação, acabo sendo um (mau) exemplo dessa liberdade de tratar do assunto, já que não sou nem estudioso do tema, nem professor e faz tempo deixei de ser aluno…
O que posso dizer de concreto sobre esse pequeno livro é que ele me cativou porque os autores não colocam o foco no que não deu certo e, muito interessante, também não descrevem teorias mirabolantes notadamente inexequíveis. Eles dissertam sobre experiências postas em prática que fizeram uso dos conceitos imbricados na Aprendizagem Social Emocional – que é o fio condutor dos textos reunidos no livro.
Confesso que nunca ouvi falar de Peter Senge, que aborda, na obra em apreço, o pensamento sistêmico e a inteligência sistêmica. Já, sobre o outro autor, Daniel Goleman, eu tinha alguma expectativa, pois sabia que se tratava do nome por trás do best-seller “Inteligência Emocional” – que foi uma verdadeira febre nos anos 1990 (que, claro, eu não li, pois eu já me esforçava, naquela época, para ficar por fora de tudo que estivesse na moda). Coube a Goleman tratar de dois dos focos abordados no livro: o foco em nós mesmos e a sintonia com outras pessoas.
A edição é agradável e o texto de ambos é sempre leve. Por se tratar de uma tradução, certamente merece aplauso o trabalho de Cássio de Arantes Leite. Há pequenas notas esclarecedoras no final do livro, que contribuem para complementar o texto-base. A leitura flui e o leitor verdadeiramente tem condições de visualizar as muitas experiências partilhadas pelos autores. Em momento algum o discurso pareceu-me doutrinador, desses que tentam nos convencer de alguma coisa. Pareceu-me muito mais uma conversa, na qual um dos lados tem mais para compartilhar e o faz com entusiasmo na medida certa. Ao terminar de ler, fiquei com a impressão de que há (ainda) muito para se fazer pela educação, porém, há também muitas possibilidades e alternativas interessantes.
——————————
Autores: Daniel Goleman e Peter Senge Tradutor: Cássio de Arantes Leite Título: O Foco Triplo – uma nova abordagem para a educação Editora: Objetiva (Rio de Janeiro) ISBN: 978-85-390-0724-0 Páginas: 123
留言