top of page

Angola Janga. Uma história de Palmares

  • Por ONutricional
  • 1 de abr. de 2018
  • 2 min de leitura

Angola Janga, “pequena Angola” ou, como dizem os livros de história, Palmares. Por mais de cem anos, foi como um reino africano dentro da América do Sul. E, apesar do nome, não tão pequeno: Macaco, a capital de Angola Janga, tinha uma população equivalente a das maiores cidades brasileiras da época.

Formada no fim do século XVI, em Pernambuco, a partir dos mocambos criados por fugitivos da escravidão, Angola Janga cresceu, organizou-se e resistiu aos ataques dos militares holandeses e das forças coloniais portuguesas. Tornou-se o grande alvo do ódio dos colonizadores e um símbolo de liberdade para os escravizados. Seu maior líder, Zumbi, virou lenda e inspirou a criação do Dia da Consciência Negra.

Durante onze anos, Marcelo D’Salete, autor de Encruzilhada e do sucesso internacional Cumbe, pesquisou e preparou-se para contar a história dessa rebelião que tornou-se nação, referência maior da luta contra a opressão e o racismo no Brasil. O resultado é um épico no qual o destino do país é decidido em batalhas sangrentas, mas que demonstra a delicada flexibilidade da resistência às derrotas. Um grandioso romance histórico em quadrinhos que fala de Zumbi, e de vários outros personagens complexos como Ganga Zumba, Domingos Jorge Velho, Ganga Zona e diversos homens e mulheres que compõe o retrato de um momento definidor do Brasil.

Confira a entrevista do autor Marcelo D’Salete, para a Carta Capital. Leia ainda, na mesma revista, outras duas matérias, em 2017 e 2018.

Angola Janga - Uma história de Palmares, de Marcelo D´Salete, é uma história em quadrinhos sobre o Quilombo dos Palmares (ou mocambo, como era usado na época). Palmares resistiu por mais de 100 anos na Serra da Barriga (atual Alagoas), e foi, certamente, um dos principais conflitos que ocorreu no Brasil do século XVII, logo após a expulsão dos holandeses. A proposta deste trabalho é realizar uma leitura especial de Palmares inspirada em importantes livros sobre o período. Por outro lado, procura explorar poeticamente as possibilidades dos quadrinhos, não deixando de lado a importância da narrativa. A história, como um todo, delineia-se em cerca de 400 páginas em preto e branco, divididas em 11 capítulos. A partir de personagens como Zumbi, Antônio Soares, Ganga Zumba, Ganga Zona, Domingos Jorge Velho, Acotirene, entre outros, será possível conhecer um pouco mais deste conflito, o que foi a escravidão e como era a resistência de milhares de pessoas contra esse sistema. Projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Proac 2016.

Comments


Posts recentes
bottom of page