top of page

Escolas de nível socioeconômico baixo têm diretores menos experientes e com salários menores

  • Por ONutricional
  • 11 de set. de 2017
  • 2 min de leitura

Levantamento da Fundação Lemann também indicou que professores que atuam nessas instituições têm menos estabilidade

Reproduzido de Revista Educação.

Os alunos que mais precisam dos melhores diretores e professores são os que menos os têm. É o que indica estudo divulgado pela Fundação Lemann em seu boletim, a partir de análise das respostas dos diretores ao questionário da Prova Brasil 2015, acrescidos de dados do IBGE e de capítulo inédito de levantamento anterior da própria Fundação sobre escolas de excelência.

A conclusão é que a situação de iniquidade social tende a permanecer, pois alunos de menor nível socioeconômico, que sabidamente são aqueles, segundo diversos estudos internacionais, com maiores dificuldades de aprendizagem, têm o menor amparo em termos de oferta de gestão e docência mais qualificadas.

Segundo o levantamento, 56% dos diretores que atendem escolas consideradas de nível socioeconômico “muito baixo” estão formados há no máximo sete anos. Nas escolas em que esse nível é considerado “baixo”, eles são 47%. Em contrapartida, os menos experientes são apenas 10% em escolas de nível socioeconômico alto, e 4% naquelas cujo nível é “muito alto”. Menos experientes, os diretores também recebem salários mais baixos nessas escolas. Nas de nível socioeconômico muito baixo, 49% dos diretores recebem até R$ 2,3 mil; nas de nível socioeconômico baixo, são 43%. Esses percentuais caem para 7% nas de nível socioeconômico alto, e 3%, nas de muito alto.

Mas os problemas não param por aí. Quanto mais baixo o nível socioeconômico da escola, menos o quadro docente tende à estabilidade. Naquelas de nível baixo e muito baixo, apenas entre 21% e 25% do corpo docente é estável. Há também carência de pessoal de apoio pedagógico e o Plano Político-Pedagógico nessas escolas é desconhecido ou não foi elaborado.

Comments


Posts recentes
bottom of page