top of page

A produção da violência, família e educação

  • Por ONutricional
  • 16 de out. de 2016
  • 2 min de leitura

A afirmação de que a sociedade brasileira é autoritária e violenta contradiz a ideia do brasileiro cordial. Os estudos históricos têm mostrado cada vez mais os paradoxos de uma cultura marcada pela violência, seja no seu passado escravocrata, no extermínio dos índios ou na expulsão das populações rurais do campo para as periferias das cidades e a não incorporação dessa população à vida urbana e a seus benefícios como saúde, educação, emprego, moradia, direitos sociais e outros.

Os mecanismos de produção da violência e os modos de lidar com a questão serão o foco do VII Seminário Integração-Serviço-Pesquisa Política Pública CREN-UNIFESP-IEA, proposto pelo Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza do IEA.

Marcado para o dia 21 de outubro, das 9h às 17h, o debate traz como tema A Produção da Violência, Família e Educação. Gratuito e aberto ao público, requer inscrições via formulário e terá transmissão ao vivo pela internet. O encontro acontece na antiga Sala do Conselho Universitário.

As formas de ocupação do espaço urbano pelas populações mais pobres revelam o aumento da violência nos vários âmbitos da vida social. As periferias urbanas, as favelas, os cortiços e outros tipos de ocupações clandestinas são o resultado de relações sociais marcadas por conflitos sociais não resolvidos.

A formação histórica dos grupos e classes sociais no Brasil, bem como do próprio estado nacional, repercutem na atual constituição do tecido urbano e na composição dos núcleos familiares. Com isto, o grupo de pesquisa propõe problematizar o entendimento das formas de violência e suas causas dentro das relações familiares e escolares, bem como na organização dos serviços públicos e nas políticas públicas.

O debate buscará focar também o lugar da educação como espaço de reprodução da violência, bem como de discussão e transformação das experiências e possibilidades sociais.

A Produção da Violência, Família e Educação 21 de outubro, das 8h30 às 17h Antiga Sala do Conselho Universitário, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo Aberto ao público e gratuito; inscrição via formulário.— Transmissão ao vivo pela internet Informações: Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678 Página do evento: http://www.iea.usp.br/eventos/a-producao-da-violencia-familia-e-educacao

Comments


Posts recentes
bottom of page