Por que fazemos o que fazemos?
- Joralima
- 5 de set. de 2016
- 2 min de leitura

Por Jorge Alves de Lima
Escrever que vale a pena ler o novo livro do Cortella é chover no molhado. Tem sido assim nos últimos 20 poucos anos, pois Mario Sergio Cortella é um daqueles filósofos que fala da vida para quem (ainda) está vivo, fala de algo que você já pode usar enquanto lê o livro ou imediatamente depois que terminar de lê-lo – e ainda para a vida inteira.
Não sou um erudito, nem um crítico do trabalho do Cortella, mas penso que a filosofia do cotidiano, que versa (também) sobre a ética das relações pessoais ou profissionais ou acadêmicas e sabe-se mais lá no que a ética possa (e deva) ser posta, parece-me a matéria-prima desse consagrado autor, o qual tive a honra de assistir pela primeira vez dentro de um ciclo de palestras promovido pela Prefeitura de São Paulo e realizado na magnífica Biblioteca Mário de Andrade no começo dos anos 2000.
Mês passado, com alguns amigos, formamos um incipiente clube de leitores e começamos nossa prática compartilhando justamente a leitura de um mesmo exemplar do recém-lançado livro “Por que Fazemos O Que Fazemos?”. Não terminamos nosso ciclo de leitura; portanto, não fizemos a discussão em grupo à qual nos propusemos, de modo que cada um segue ainda na digestão silenciosa daquilo que aprendeu sozinho com o que leu.
Não vou aqui soltar trechos do livro ou separar melhores frases ou exemplos de sequências de efeito, pois coisa parecida deve ter aos montes pela internet e já deve até ter virado “meme” nas redes sociais. Trato apenas de dizer que vale a pena ler. Não sei se é o melhor Cortella de todos os tempos (nem sei se o autor o considera sua obra-prima – talvez, não, pois é um livro rápido, leve e que tem certa reciclagem de ideias). Ao que me pareceu, trata-se de um texto muito mais voltado para aqueles que estão interessados no universo do trabalho (ou querendo entrar ou querendo sair ou querendo mudar sua relação com o mundo profissional).
Nosso exemplar foi comprado na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (São Paulo), pelo simples prazer de passear por entre livros (pois, no site da Folha de São Paulo, na mesma ocasião, o exemplar impresso estava bem mais barato, mesmo considerando o valor do frete).
Autor: Mario Sergio Cortella
Título: Por que Fazemos o Que Fazemos?
Editora: Planeta do Brasil
ISBN: 8542207416
Páginas: 176
Comments