top of page

Pouco pão e muito rascunho

  • Joralima
  • 2 de set. de 2016
  • 2 min de leitura

Por Jorge Alves de Lima

É difícil nos apresentar por aquilo que não somos. Mas este é o meu caso: não sou nutricionista, não sou educador físico, não sou cientista, não sou pesquisador desses assuntos… Tampouco sou magro!

Pensando bem: o que é que eu estou fazendo aqui em um espaço designado “O Nutricional”? Não tenho a resposta de pronto, mas acho que ela virá com o tempo (ou eu partirei – o que acontecer primeiro…).

Parece que Aristóteles disse algo como “a natureza odeia o vácuo”. Logo, se há um vazio disponível, pode ser interessante tentar preenchê-lo com alguma coisa útil. Espero, portanto, que o que eu tenha a dizer valha o espaço (e o tempo) que ocupe e que não seja de todo inútil. Infelizmente, algumas vezes, não será útil – até porque o conceito de utilidade pode ser bastante fugidio (a existência de certos programas de TV ajuda a ilustrar isso).

Depois da rápida apresentação do que não sou, vale uma tentativa de explicação do que eu sou (ou pretendo ser): sou um leitor profissional, desses que lê por dinheiro – visto por esta perspectiva, pareço um verdadeiro mercenário. Faço revisão de texto e andei lendo um tanto de nutricionistas, educadores, cientistas e afins nos últimos 15 anos. Daí que peguei certo traquejo com esses saberes, ainda que continue comendo 4 fatias de pizza sem a menor culpa – principalmente se for margherita, minha preferida.

Obviamente, também sou um leitor amador (nas duas das várias acepções da palavra “amador”: não ser profissional e fazê-lo por amor). Agatha Christie, José Lins do Rego, Sidney Sheldon, Vinícius de Moraes… Ler de tudo e apenas por diletantismo. Daí que também criei um vínculo com a leitura, a ponto de acreditar nela como a salvação da lavoura: tem sempre algum exemplo nos livros que pode nos ajudar em algum momento.

Sim, porque ler é um grande prazer, além de propiciar aprendizado, evolução, transformação. Aliás, acho que será sobre isso que escreverei por aqui, sobre as muitas coisas que rodeiam a palavra: ler, escrever, aprender, transformar (e transformar-se), ensinar…


Comments


Posts recentes
bottom of page